domingo, 28 de abril de 2013

Daniel Boone Completa 45 Anos


Daniel Boone Completa 45 Anos


A idéia de retratar o lendário pioneiro americano, surgiu quando aNBC demonstrou interesse em reaproveitar Davy Crockett, uma série de filmes da Disneylândia estrelados por Fess Parker. A Disney, porém, preferiu não comprometer o personagem que fora um sucesso nos anos 50. A 20th Century Fox Television satisfez o desejo da rede, recriando a vida de outro herói marcante, desta vez vindo do Kentucky.


Em uma época quando boa parte dos Estados Unidos ainda era despovoada e selvagem, havia muito a ser desbravado. Então, por volta de 1770, Daniel Boone (Fess Parker) saiu em caravana até o Kentucky, onde criou a comunidade de Boonesborough e estabeleceu-se com a esposa Rebecca (Patricia Blair) e seus dois filhos, Israel (Darby Hinton) e Jemima (Veronica Cartwright), e não 10 como na realidade.

Fess Parker e Patricia Blair

Darby Hinton com sua mãe, Marilyn Hinton

Veronica Cartwright
História e ficção, se aproximaram com relação à personalidade, pois assim como o verdadeiro, o da série era um homem de ação capaz de lutar com punhos, mosquetes e facas para defender a si, a família e os amigos. Além dos frequentes conflitos com índios, Daniel também lutava pela liberdade do país, secretamente envolvendo-se em missões contra os ingleses.


Nesses momentos difíceis, Daniel sempre podia contar com seu melhor amigo Mingo (Ed Ames), o cherokee com diploma da Oxford. O personagem cativou tanto o público, que Ames costumava receber mais correspondência dos fãs do que Parker. Também a seu lado estava o velho taberneiro Cincinnatus (Dallas McKennon).

Ed Ames como Mingo, no centro

Cincinnatus
Ao longo de suas 6 temporadas, Daniel ainda teve a companhia de outros parceiros esporádicos, como o jovem Jericho (Robert Logan), os ex-escravos Gabe (Rosey Grier) e Gideon (Don Pedro Colley), e o caipira Josh (Jimmy Dean), tendo recebido a visita de uma legião de rostos conhecidos, entre eles, Kurt Russell, Cesar Romero, Edward Mulhare, Kevin Hagen, Gary Conway, Dick Sargent, Michael Rennie, James Doohan e Peter Graves.

Daniel e Gideon

Daniel com Gabe e Josh
Quando a série estreou dia 24 de setembro de 1964, ela já tinha a seu favor uma campanha promocional, consistindo de produtos diversos, como lancheiras, gibis, brinquedos e facas de borracha, que as crianças por todo o país podiam adquirir nas lojas. O sucesso foi instantâneo.

propaganda da NBC e da loja Macy's

Apesar disso, houve críticas contra aspectos considerados historicamente incorretos. O verdadeiro Boone, por exemplo, não usava um chapéu de pele. A série, contudo, nunca teve a pretensão de retratar com exatidão a vida de Daniel Boone ou a história do Kentucky, e sim proporcionar um programa familiar ao público.


Pouco depois do encerramento de Daniel Boone, Fess Parker, que tinha direito a 30% dos lucros da série, abandonou a profissão de ator. Atualmente, ele é proprietário do vinhedo Fess Parker’s Winery & Vineyard e da pousada Fess Parker Wine Country Inn & Spa. Para saber o que as empresas de Parker oferecem, visitem apágina oficial.

Fess Parker e Ed Ames
Enquanto isso, relebrem a série, assistindo a uma das aberturas.


abertura e créditos, 1968

Letra de Vera Matson e música de Lionel Newman

Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
With an eye like an eagle
And as tall as a mountain was he!
Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
He was brave, he was fearless
And as tough as a mighty oak tree!
From the coonskin cap on the top of ol' Dan
To the heel of his rawhide shoe;
The rippin'est, roarin'est, fightin'est man
The frontier ever knew!
Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
And he fought for America
To make all Americans free!
What a Boone! What a doer!
What a dream come-er-true-er was he!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FILMES DE FAROESTE É AQUI