terça-feira, 30 de abril de 2013

Velho "Novo" Oeste




Um bom filme western requer:apenas uma avenida principal onde se destacam o saloon (local de jogatina, álcool e mulheres), e a cadeia, onde reside o xerife.Os principais personagens: pistoleiros, aventureiros, jogadores, xerifes, ladrões,índios pele vermelha, um cavalo e um revólver.
Conheçam os personagens clássicos e os novos que conquistaram espaço no "Novo Velho Oeste"!
Um dos ícones dos westerns é sem dúvida, John Wayne.Surgiu com destaque no cinema em 1930.Em  parceria com John Ford continuou e realizaram juntos ainda uma série de grandes sucessos e filmes inesquecíveis (foram 22 no total), como"Rio Grande" (1950)"Depois do Vendaval" (1952), "Rastros de Ódio" (1956)"O Homem Que Matou o Facínora" (1962), "Sangue de Herói", "Legião Invencível" e "Rio Grande" - trilogia sobre a Cavalaria.Outro diretor renomado com quem trabalhou foi Howard Hawks, com quem fez "Rio Vermelho" (1948)"El Dorado" (1967) e, o principal, e um dos mais irretocáveis exemplares do gênero, "Onde Começa o Inferno" (1959).Já trabalhou com  Henry Fonda, Katharine Hepburn, James Stewart, Maureen O'Hara, Sophia Loren, Elsa Martinelli, Kirk Douglas, William Holden, Marlene Dietrich, Rock Hudson, Robert Mitchum, Lee Marvin, Richard Widmark, entre outros, em seus 50 anos de cinema.Morreu em 11 de junho de 1979 em decorrência de um câncer de estômago.

Em Rio Grande(Rio Bravo,1950) com Maureen O'Hara o terceiro da chamada "Trilogia da Cavalaria" de John Ford. Os outros filmes são Sangue de Heróis(Fort Apache ,1948) e Legião Invencível(She Wore a Yellow Ribbon ,1949).Os três filmes foram protagonizados por John Wayne, que foi o Capitão Kirby York em Fort Apache, o Capitão Nathan Cutting Brittles em She Wore a Yellow Ribbon e finalmente o promovido Tenente-Coronel Kirby Yorke em Rio Grande.

Outro ícone é o ator,diretor e produtor Clint Eastwood.Famoso pelos western spaghetti(é como são chamados os westerns realizados por diretores italianos).Eastwood somente começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por um punhado de dólares( Per un pugno di dollari,1964)Por uns dólares a mais ( Per qualche dollaro in più ,1965), e Três Homens em Conflito ou The Good the Bad and the Ugly (Il buono, il brutto, il cattivo,1966),e é considerado pela crítica e pelos fãs como um dos melhores westerns de toda a história do cinema.A trama gira em torno de três pistoleiros competindo para descobrir um fortuna em ouro confederado enterrado em meio ao violento caos de tiroteios, enforcamentos, batalhas da Guerra Civil Americana e campos de prisioneiros.Estrelando Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach.Com a trilha marcante de Ennio Morricone, que se tornou referência para qualquer filme western.
Terence Hill estrelou filmes de ação e faroeste com o parceiro Bud Spencer. Ficou famoso pelo personagem Trinity "A mão direita do Diabo". Entre os seus filmes de faroeste mais famosos estão também Meu nome é ninguém(Il mio nome è Nessuno,1973) no qual foi parceiro de Henry Fonda e Trinity é o meu nome(Lo chiamavano Trinità ,1970), outro clássico western spaghetti. 
Butch Cassidy and the Sundance Kid(1969) foi dirigido por George Roy Hill.Paul Newman(Butch Cassidy) e Robert Redford(Sundance Kid) são dois ladrões que  assaltam um comboio de uma pessoa muito importante, que não vai dar tréguas aos dois amigos, contratando um grupo de cowboys comandado por um xerife incorruptível.

Co-estrelando Katerine Ross como Etta Place.
O filme ganhou vários prêmios incluindo o Oscar de melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head, canção de Burt Bacharah, interpretada por B.J. Thomas).

Billy the Kid é uma lenda no Oeste Americano. Embora tenha vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano. Sua história foi contada em:
  •  The Left Handed Gun(1958) dirigido por Arthur Penn, estrelando Paul Newman como Billy The Kid;
  • Pat Garrett and Billy the Kid(acima) de 1973, com direção de Sam Peckinpah.Com James Coburn, Kris Kristofferson e Bob Dylan.Trilha composta e interpretada por Bob Dylan;
Billy The Kid também foi interpretado por Emilio Estevez em Os Jovens Pistoleiros(Young Guns, 1989).No elenco: Kiefer Sutherland, Lou Diamond Phillips, Charlie Sheen, Dermot Mulroney, Jack Palance, Terence Stamp, Terry O'Quinn.Direção de Christopher Cain.O filme teve sequência em 1990,trazendo na trilha sonora a banda Bon Jovi,com seus grandes sucessos Blaze of Glory e Miracle.

E por fim Billy the Kid é o grande vilão em Bloodrayne 2: Deliverance(2008). Rayne( Natassia Malthe) está no Velho Oeste, lutando contra o cruel vampiro Billy The Kid.

Django é um filme italiano de 1966, dirigido por Sergio Corbucci e estrelado por Franco Nero.É um dos melhores exemplos de filmes do gênero western spaghetti.Django (Franco Nero) é um vagabundo que arrasta um caixão que esconde uma metralhadora, buscando vingança pelo assassinato de sua esposa.O filme teve uma seqüência oficial chamada Django 2 - Il grande ritorno, que foi lançado em 1987.
O novo filme de Django tem previsão de estréia para Dezembro de 2012.Django Unchained é dirigido por Quentin Tarantino. Estrelado por Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz e Samuel L. Jackson, é o 7°filme de Tarantino.Dessa vez, Jamie Foxx encarna Django,que é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz.
Outro filme western estrelado por Leonardo DiCaprio logo no início de sua carreira, foi Rápida e Mortal(The Quick and the Dead,1995) dirigido por Sam Raimi.Com Sharon Stone, Gene Hackman e Russel Crowe.Ellen(Sharon Stone) é uma pistoleira que parte para a cidade de Redemption em busca de vingança.Ela vem para matar o poderoso da cidade, Herod (Gene Hackman), o homem que tornou a sua cidade tão desolada como o deserto que agora ela atravessa.

Ama-me com ternura(Love me tender,1956) é um western musical estrelado por Elvis Presley. Foi seu primeiro filme e um de seus maiores sucessos de bilheteria no cinema.Love Me Tender é o nome da canção cantada pelo personagem de Elvis, que tornou-se um de seus maiores sucessos românticos.Ele é Clint Reno é um rapaz que se apaixona pela noiva do irmão mais velho tido como morto na guerra civil americana. Porém, este ao voltar da guerra, encontra sua noiva envolvida com seu irmão mais novo.



A comédia também investiu no velho Oeste.O filme Três Amigos! (Three Amigos!,1986) dirigido por John Landis, ocupa a 79ª posição na lista de "100 filmes mais engraçados" do canal de televisão Bravo.Estrelado por Steve Martin(Lucky Day),Chevy Chase( Dusty Bottoms) e Martin Short( Ned Nederlander).Em 1916, três atores canastrões do cinema mudo  são despedidos de um estúdio de Hollywood após pedirem aumento de salário para continuarem com a popular série de faroeste dos "Three Amigos".
 Da nova safra de filmes westerns estão:

Bandidas(2006), com a direção de Joachim Roenning e Espen Sandberg.No México, duas mulheres acabam se tornando assaltantes de bancos para lutarem contra a ameaça de um homem poderoso com o nome Tyler Jackson (Dwight Yoakam) que o seu maior desejo é roubar o México, que havia matado o pai de uma delas e roubado a fazenda da outra. Com Penelope Cruz ,Salma Hayek e Steve Zahn.

Os Indomáveis(3:10 to Yuma ,2007) dirigido por James Mangold. É um remake do filme homônimo realizado em 1957.Com Russel Crowe e Christian Bale.

Rango(2011) dirigido por Gore Verbinski e produzido por Graham King. A animação traz as vozes dos atores Johnny Depp, Isla Fisher, Bill Nighy, Abigail Breslin, Alfred Molina, Harry Dean Stanton, Ray Winstone, Ned Beatty e Timothy Olyphant.A história da aventura de Rango, um camaleão de cativeiro que vive uma normal vida de animal de estimação quando acidentalmente Rango se vê na arenosa e "nervosa" Vila Poeira – um lugar sem lei, habitado pelas criaturas mais astutas e extravagantes do deserto – o pouco corajoso lagarto descobre rapidamente que se distingue dos outros. Recebido como a última esperança da vila, ele se torna o novo Xerife .


As Loucas Aventuras de James West(Wild Wild West,1999) dirigido por Barry Sonnenfeld e ambientado no Velho Oeste.O roteiro é baseado numa série homônima exibida no período de 1965 a 1969, estrelada por Robert Conrad e Ross Martin. A série tinha a proposta (aproveitada pelo filme) de misturar elementos de western, ficção científica e aventura no estilo dos filmes de James Bond.Estrelado por Will Smith, Kevin Kline, Salma Hayek e Keneth Branagh.

Bravura Indômita(True Grit,2010) escrito e dirigido pelos irmãos Coen. É a segunda adaptação do romance de Charles Portis de 1968 do mesmo nome, que já havia sido adaptado para o cinema em 1969, estrelado por John Wayne. O filme é estrelado por Hailee Steinfeld como Mattie Ross e Jeff Bridges, como Marechal Reuben J. "Rooster" Cogburn, juntamente com Matt Damon, Josh Brolin e Barry Pepper.Foi indicado a dez Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.
Cowboys & Aliens(2011) é baseado no romance gráfico homônimo de Scott Mitchell Rosenberg. O filme é dirigido por Jon Favreau e estrelado por Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde.
Em 1873, no Arizona, um homem chamado Jake Lonergan acorda sem nenhuma memória de seu passado, e com um misterioso bracelete em seu pulso. Ele entra na cidade de Absolution, onde descobre que ele é um criminoso notório procurado por muitas pessoas, incluindo o Coronel Woodrow Dolarhyde, que comanda a cidade com punhos de ferro. Porém Absolution enfrenta uma ameaça maior quando uma força misteriosa ataca a cidade do céu, matando todos no caminho. Enquanto o bracelete de Lonergan guarda o segredo para derrotá-los, ele deve se aliar ao Coronel Dolarhyde e antigos inimigos para combater a entidade misteriosa.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os cinco melhores faroestes italianos


Com Django Livre, o novo filme de Quentin Tarantino, sendo alvo de controvérsias e atingindo sucesso de crítica e de público temos depois de incontáveis anos um western ganhando destaque real novamente. Grande fã de faroestes italianos, Tarantino aproveitou seu bang-bang sulista com jeitão de spaghetti western para homenagear o gênero e relembrar ao mundo a existência deles. Não conhece os faroestes macarrônicos? O Robozilla preparou uma lista com o suprassumo do western all'italiana.


É injustiça eleger apenas os cinco melhores, considerando a quantidade imensa de faroestes italianos -- estima-se que mais de 600 westerns tenham sido produzidos na Europa entre os anos 1960 e 1980. Mesmo se contarmos somente a "trindade de Sergios", formada por Sergio LeoneSergio Corbucci e Sergio Sollima, já temos mais de uma dúzia de filmes memoráveis que deixaram sua marca no gênero e no cinema mundial. 

Em sua maioria filmes de baixo orçamento, e geralmente mais sujos, violentos, estilosos, caricatos e socialmente críticos do que os faroestes estadunidenses, osspaghetti western influenciaram outros países a produzirem westerns -- como a Espanha, com seus paella western; a Índia com os curry western; e até o Brasil com os feijoada western -- e hoje transcendem o gênero e o cenário em suas influências.

Não figuram na lista mas merecem "menção honrosa": Por uns Dólares a Mais; Os Violentos Vão para o Inferno; Quando Explode a Vingança; O Dólar Furado; Viva Django!; Vamos a Matar, Compañeros; Meu Nome é Ninguém; Uma Pistola para Ringo; O Retorno de Ringo; e O Justiceiro Cego.

O Grande Silêncio (1968)

Um filme que exemplifica bem a distância abissal entre os faroestes americanos e os italianos. O humor negro de Corbucci -- evidente em Django, onde dá a seu personagem uma condição análoga à do jazzista Django Reinhardt -- paira sempre sutil. Aqui o protagonista, Silêncio, é um pistoleiro mudo: a resposta exagerada de Corbucci à tendência que os faroestes seguiam de ter protagonistas cada vez menos faladores.

A história se passa durante a grande nevasca de 1889, em Utah, quando, devido às intempéries, moradores de uma vila têm que roubar para sobreviver. Em resposta, as autoridades instituem recompensas sobre as cabeças daqueles que roubam; o que atrai um grupo de caçadores de recompensa violentos e inescrupulosos encabeçados por Loco. Com a situação insustentável, uma local (Pauline) contrata Silêncio para matar Loco e livrar a vila.

O final pessimista e anticlimático rendeu ao filme censura em alguns países -- e Sergio Corbucci foi forçado a filmar um novo final para os mercados asiático e norteafricano.

Trailer de O Grande Silêncio

Django (1966)

Django foi o único filme que conseguiu gerar mais de trinta sequências não-oficiais, muitas das quais não têm nenhuma relação ao menos mínima com o original de 1966 além de serem faroestes e terem um personagem com o mesmo nome. Além disso, em alguns países o título e a dublagem dos filmes eram alterados pra que alguém se chamasse Django -- ou não, como é o caso de L'uomo l'orgoglio la vendetta, que no Brasil recebeu o nome de "Django não perdoa, mata" mas que sequer tem um personagem com esse nome.

No original de 1966, Django é um ex-soldado que carrega um caixão de madeira por onde vai. O olhar penetrante de Franco Nero e a aura mística do personagem, que, apesar de sombrio, é mais um romântico amargurado, renderam ao personagem de Sergio Corbucci um lugar na cultura pop mundial -- e direta ou indiretamente na filmografia de todo diretor de faroeste que se preze.

Trailer de Django

Por um Punhado de Dólares (1964)

Foi aqui que tudo começou. Já havia faroestes made in Itália antes de 1964, mas foi Por um Punhado de Dólares que definiu a identidade deles. O anti-herói mais famoso do cinema western, Homem Sem Nome, alçou Clint Eastwood ao estrelato e definiu um novo paradigma para os mocinhos da sétima arte. A trilha sonora, os créditos de abertura, os duelos, os diálogos afiados, tudo foi copiado depois.

Considerado um remake não-oficial de Yojimbo -- coisa que inclusive rendeu um processo por parte da Toho --, o filme conta a história de um pistoleiro errante que chega a uma cidade controlada por dois grupos rivais. O pistoleiro sem nome faz jogo duplo, vendendo seus serviços pra ambos os lados enquanto tenta lucrar o máximo que pode. Apesar de mercenário, o anônimo demonstra compaixão ao ajudar um casal oprimido, mostrando que nem o mais frio matador é unidimensional.

Ritmo lento, com rompantes de violência, muitos closes e protagonistas engenhosos viriam a ser constantes nos faroestes italianos, mas o primeiro da Trilogia dos Dólares foi a vanguarda.

Trailer de Por um Punhado de Dólares

Era uma Vez no Oeste (1968)

O filme mais grandiloquente de Sergio Leone. Com seus três filmes anteriores, Leone ganhou nome e fundos para produzir este. Era uma Vez no Oeste é uma elegia aos faroestes. Uma elegia ao mundo violento, e ao mesmo tempo poético, que ele amava. 

Charles Bronson é Gaita, um pistoleiro misterioso que prefere tocar gaita a falar -- e as poucas dezenas de palavras que saem da boca dele durante os 145 minutos de filme são minunciosamente escolhidas. Ao longo do seu caminho de vingança pessoal, Gaita encontra uma ex-prostituta que perdeu a família, um ladrão gente-boa e um homem que quer construir linhas ferroviárias que cruzarão os EUA de costa a costa.

Quando os créditos finais sobem enquanto vemos os trilhos sendo construídos, a civilização chegando, sabemos que é o fim de uma era -- o oeste mudará para sempre, não há mais fronteiras.

Trailer de Era uma Vez no Oeste

Três Homens em Conflito / O Bom, o Mau e o Feio (1966)

Indiscutivelmente o mais conhecido, referenciado e parodiado faroeste de todos os tempos. É praticamente impossível não conhecer a inconfundível trilha sonora deEnnio Morricone. Com esse filme, Leone mostra que, numa terra e numa época hostil, o bom não é tão bom assim; o mau é muito mau e muito feio; e o feio também é bom, e também é mal. No oeste spaghetti até os heróis são um pouco vilões -- diferentemente daqueles dos faroestes deJohn Ford. Aqui não há branco e preto, aqui há conveniência e esperteza. E até compaixão pelos que morrem numa guerra sem sentido.

A assinatura de Sergio Leone é inconfundível: closes fechadíssimos, duelos onde o tempo parece se dilatar (para depois disparar junto com as balas), protagonistas com habilidades extraordinárias, e um cinismo leve, sempre no ar. Tudo isso se tornou "leoniano". 

Irônico, empolgante e tenso, Três Homens em Conflito é a epítome do faroestespaghetti e facilmente está entre os melhores filmes da história do cinema.

Trailer de Três Homens em Conflito/ O Bom, o Mau e o Feio

A FACE OCULTA (One-Eyed Jacks) – O WESTERN SÁDICO DE MARLON BRANDO



Era para custar 1,8 milhão de dólares mas acabou custando seis milhões de dólares. Era para ser rodado em seis semanas mas levou seis meses para as filmagens serem concluídas. Era para ter uma metragem normal, próxima dos 120 minutos mas a primeira versão tinha quatro horas e 42 minutos de duração. Era para ser dirigido por Stanley Kubrick mas quem assumiu a direção foi o ator principal que era também dono da Pennebaker, a produtora do filme. Kubrick foi despedido por ele. Era para ter Spencer Tracy num dos papéis principais mas por imposição do dono da Pennebaker esse papel acabou nas mãos do amigo Karl Malden. Em “A Face Oculta” (One-Eyed Jacks) Marlon Brando teve seu momento de Erich Von Stronheim, diretor vienense cujas excentricidades o levaram a nunca mais dirigir um filme. E curiosamente o mesmo aconteceu a Brando que nunca mais voltou à direção, ainda que tenha realizado um western único, diferente de tudo que já havia sido feito no gênero. (Para outras informações sobre “A Face Oculta”, leia neste blog os posts ‘O Maior Filme de Todos os Tempos’ e ‘A Face Oculta de Marlon Brando – Seu fascínio por Belezas Exóticas’).


UM VELHACO TRAIDOR - A novela “The Authentic Death of Hendry Jones”, de autoria de Charles Neider serviu de base para os roteiristas Calder Willingham e Guy Trosper (e ainda Rod Serling e Sam Peckinpah não créditados) contarem os destinos de dois ladrões de bancos que após praticarem um assalto em Sonora, no México, se separam pois só havia um cavalo. E a montaria fica com o ladrão Dad Longworth que ao invés de retornar com outro cavalo para salvar Rio, o bandido mais jovem, decide fugir sozinho com o dinheiro roubado. Rio é preso e cumpre cinco anos de prisão em Sonora jurando vingança a cada dia. Quando finalmente Rio é libertado forma outro bando para assaltar bancos até chegar à pequena cidade onde Dad passou a viver. Casado com uma mexicana, com uma jovem enteada e com o cargo de Sheriff, Dad recebe Rio que simula desconhecer a traição do ex-amigo. Após conquistar a confiança de Dad, Rio engravida sua enteada Louisa (Pina Pellicer) e antes de concretizar sua vingança Rio é preso por Dad que lhe quebra a mão direita. Após longo período de recuperação Rio procura mais uma vez o ex-amigo traidor para o ajuste de contas definitivo.

Louise (Pina Pellicer), a vítima de Rio (Brando)
SÁDICA VIN-GANÇA - A intensidade dramá-tica desenvolvida pelo tema da vingança em “A Face Oculta” lembra bastante os westerns de Anthony Mann, exacerbada pelo sadismo físico e psicológico que Brando enfatiza em diversas cenas. Dad (Malden) era mais que um amigo para Rio (Brando), um pouco como um pai como sugere o apelido o que explica porque a deslealdade não podia ser esquecida. Quando Chico Modesto (Larry Duran), amigo de Rio lhe diz para esquecer o sentimento de vingança, Rio responde: “Mais cedo ou mais tarde vou encontrá-lo. E se ele estiver morto vou encontrá-lo morto”. A vingança se delinea de forma cruel com Rio seduzindo a jovem Louisa (Pina Pellicer) e em seguida a desprezando, forma de atingir Maria Longworth (Katy Jurado), mãe da moça e mais ainda o próprio Dad. Porém Dad é quem passa a se considerar traído e dá a Rio uma atroz lição para não mais ser esquecida. O ódio de Rio é mais forte que sua própria dor e Dad comete o erro de não tê-lo matado quando teve a oportunidade, pois a única forma de impedir a vingança de Rio é tirando-lhe a vida. Poucas vezes num western foi vista determinação igual, implacável e estóica como a de Rio. Mal comparando, em “Estigma da Crueldade” e em “Duelo de Titãs” as razões dos personagens interpretados por Gregory Peck e Kirk Douglas eram infinitamente mais bem fundamentadas. Em “A Face Oculta” a motivação de Rio é a perda do amigo-pai.

O emocionante duelo final
A SOMBRA DE PECKINPAH - Não se sabe o que restou das páginas escritas por Sam Peckinpah para o roteiro deste western, mesmo porque o lápis de Brando retificou página por página, mas percebe-se na relação entre Rio-Dad a mesma amizade quase filial que seria vista mais tarde em “Pat Garrett and Billy the Kid”. Por razões históricas quem morre neste último é Billy the Kid, enquanto é Rio quem não perdoa o ex-amigo mais velho Dad Longworth. E o México que muitas outras vezes estaria presente em filmes de Peckinpah é palco da ação de “A Face Oculta”, com muito da cultura e costumes mexicanos. Assim como Peckinpah, Brando era também fascinado pelas coisas do México, tendo inclusive se casado com Movita Casteñada, atriz mexicana. Terminadas as filmagens de “A Face Oculta”, a Paramount que co-produziu o filme, não aceitou o final em que Louisa (Pina Pellicer) é alvejada e morta por uma bala perdida disparada pelo moribundo Dad Longworth na sequência após o duelo entre o xerife e Rio. Quase um ano depois Brando e Pina Pellicer tiveram que retornar a Monterey e filmar uma sequência de final feliz numa imposição absurda que maculou um filme trágico encerrado com o clássico otimismo hollywoodiano. Nada disso porém consegue tirar o brilho da meticulosa direção de Marlon Brando, especialmente ao criar uma cena de intensa emoção, digna de Hitchcock, quando da fuga de Rio da cadeia. Simplesmente magistral.
O MAR DE MONTEREY - Embora a edição final que sacrificou duas horas de filme tenha comprometido a unidade geral de “A Face Oculta”, o resultado é brilhante com sequências esplendidamente realizadas. Este não foi o primeiro faroeste rodado tendo o oceano por cenário. Antes houve, por exemplo, “E o Morto Venceu” (Gun Battle at Monte Rey), com Sterling Hayden e Lee Van Cleff, também com sequências à beira-mar. Poucos westerns no entanto foram tão plasticamente belos como “A Face Oculta”, com magnífica fotografia de Charles Lang Jr. Tendo sido diretor de fotografia de “A Conquista do Oeste”, “Sem Lei e Sem Alma”, “Duelo de Titãs” e “Sete Homens e um Destino”, entre outros grandes trabalhos no faroeste, Charles Lang Jr. será sempre lembrado pelas magníficas sequências de “A Face Oculta”. As locações, além da Costa da Califórnia, na Península de Monterey, foram feitas ainda no Vale da Morte, também na Califórnia. A trilha sonora que completa este western fascinante é assinada por Hugo Friedhofer.

Ben Johnson demoníaco; Katy Jurado
raivosa; Pina Pellicer angelical;
a revelação chamada Slim Pickens
ELENCO IMPECÁVEL - A substituição de Spencer Tracy por Karl Malden certamente resultou bastante proveitosa pois Brando e Malden, companheiros de palco e de outros filmes, duelam portentosamente sob a direção de Brando. O grande elenco de “A Face Oculta” tem ainda Ben Johnson já permitindo notar, a exemplo de “Os Brutos Também Amam” (Shane), o excelente ator que ele era na medida em que melhoraram seus papéis. Katy Jurado interpreta com perfeição a mãe-esposa desesperada com a destruição da felicidade que encontrou. Pina Pellicer, um tanto inexpressiva, interpreta a jovem e suave mexicana, filha de Katy Jurado, apesar de apenas dez anos mais nova que Katy. Outra atriz latina deste filme é a portorriquenha Mirian Collón, uma das prostitutas da cantina em Sonora. Quando lançado, em 1962 aqui no Brasil, o western de Brando trouxe a grata surpresa do aproveitamento de Slim Pickens, outro cowboy que a exemplo de Ben Johnson muito brilharia nas telas. Elisha Cook Jr., Ray Teal, Rodolfo Acosta, John Dierkes e Hank Worden são os rostos mais conhecidos entre os coadjuvantes. E do staff pessoal de Brando aparecem Timothy Carey e Sam Gilman, amigos pessoais do ator-diretor. Hoje, 50 anos após seu lançamento, “A Face Oculta” é merecidamente reconhecido como um dos mais inusitados e influentes westerns de Hollywood, dirigido pela lenda cinematográfica chamada Marlon Brando.

Algumas das grandes sequências de "A Face Oculta": o duelo psicológico
entre Brando e Malden; a angústia de Katy Jurado; o asqueroso Slim
Pickens; o mocinho-bandido Brando; o sadismo de Malden e o masoquista
Brando; Charles Lang Jr. numa homenagem a Gabriel Figueiroa

Série Completa Chaparral Em 26 Dvds Com 98 Episódios


Entre em contato vale a pena assistir!!!!!!!!!!!!!!!!

Promessa de Sangue - Filme Completo Dublado



Um bom Faroeste

Nem tudo é mentira nos filmes de "faroeste"

FILMES DE FAROESTE É AQUI